A Nova Direita condena firmemente o acto vandálico perpetrado contra o Padrão dos Descobrimentos. Agora classificado como Monumento Nacional, o Padrão é um símbolo verdadeiramente colectivo: representa a nação portuguesa e o seu legado mundial; marca o papel, que foi de vanguarda, dos portugueses no movimento que revelou a Humanidade a si mesma. Os Descobrimentos não nos envergonham: foram, exactamente, a maior dádiva do povo português à espécie humana.
A Nova Direita lamenta a fraqueza conivente do Governo perante os vândalos que repetidamente – e, ao que parece, sem consequência – vêm atacando o nosso património colectivo. Continuaremos a exigir que o laxismo dê lugar â firmeza. Os culpados por este ataques devem ser encontrados e punidos. As consequências legais destes actos de terrorismo simbólico devem ser revistas e agravadas.
A protecção da memória, da identidade e do património cultural da nação portuguesa continuarão a ser prioridades absolutas da Nova Direita. Com isso podem os portugueses contar.